quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Doutora Evania (Por Ricardo Memória)

15/12/2010 
Alheio à nossa vontade, o destino nos impôs a dor de perder a eminente colega e amiga Maria Evânia Cavalcante de Brito Pinheiro. Promotora de Justiça por várias décadas reunia notável folha de serviços prestados ao Ministério Público. Aliás, estava prestes a ascender ao cargo de procuradora de Justiça, não fosse pelo traiçoeiro infortúnio que, sorrateiramente, lhe roubou a merecida promoção.

Não há dúvida de que a nossa instituição tornou-se menor com a sua partida inesperada, particularmente o Decon, onde militou por muitos anos em defesa dos consumidores. Mereceu, a propósito, a grave incumbência de gerir aquele órgão consumerista em seus primeiros dias de existência, já na condição de sua primeira secretária-executiva. Evânia era antes de tudo uma amiga sincera, alegre, sensível e inteligente, com quem compartilhei inúmeros trabalhos jurídicos, mas também dividi incontáveis prosas nos finais de expediente. A sua personalidade forte, todavia, jamais se dobraria a argumentos que lhe fossem contrários à convicção - ainda que viessem de um amigo - e por isso mesmo dividimos rusgas sem conta. Esses desencontros, fruto de temperamentos idênticos, jamais foram fortes o bastante para abalar a sólida amizade que reservávamos um ao outro. E foi assim que essa amizade se fortificou com o passar dos anos, ao mesmo tempo em que cultivávamos, reciprocamente, silencioso respeito.

A imperfeição, sem dúvida, é a característica mais firme de todos os seres humanos; mas se é possível mensurar as qualidades de alguém, não me recai incerteza alguma sobre o grande número de virtudes reunidas na personalidade da valorosa colega e amiga. Deus quis que Evânia partisse prematuramente, deixando para trás um vazio sem fim. Legou-nos, todavia, um sem-número de bons exemplos e também boas lembranças. Deixou-nos, ainda, dorida saudade; mas é exatamente nessa saudade invencível que ela permanece entre nós. Presto, enfim, esta derradeira homenagem à grande amiga e colega, como testemunho de gratidão, respeito, amizade e reconhecimento.

Ricardo Memória - promotor de Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário